Blogia
Prosa Alternativa Contra a Globalização

Novo Livro de Gabriel García Márquez

Após alguns anos de silêncio e sofrimento na área da saúde, o escritor e jornalista colombiano, Gabriel Garcia Márquez, acaba de editar o seu último livro em Portugal, Memória das minhas putas tristes, pela Dom Quixote. Um livro fantástico e a não perder.
Aqui fica um pequeno (pequeno mesmo!) excerto da obra:
«No ano dos meus noventa anos quis oferecer a mim mesmo uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Lembrei-me de Rosa Cabarcas, a dona de uma casa clandestina que costumava avisar os seus bons clientes quando tinha uma novidade disponível. Nunca sucumbi a essa nem a nenhuma das suas muitas tentações obscenas, mas ela não acreditava na pureza dos meus princípios. A moral também é uma questão de tempo, dizia com um sorriso maligno, tu verás. Era um pouco mais nova do que eu e não sabia dela há tantos anos que bem podia já ter morrido. Mas ao primeiro toque reconheci a sua voz ao telefone e disparei sem preâmbulos:
- Hoje sim.
Ela suspirou: Ai, meu sábio triste, desapareces vinte anos e só voltas para pedir impossíveis.
(...) No dia dos meus noventa anos tinha acordado, como sempre, às cinco da manhã. O meu único compromisso, por ser sexta-feira, era escrever a crónica assinada que é publicada aos domingos em El Diario de La Paz. Os sintomas do amanhecer tinham sido perfeitos para não ser feliz: doíam-me os ossos desde madrugada, ardia-me o cu, e havia trovões de tempestade depois de tr~es meses de seca. Tomei banho enquanto o café fazia, bebi uma chávena adoçado com mel de abelhas e acompanhado com dois bolos de cassabe e vesti o fato-macaco de pano de estar por casa».
Dono de uma narrativa rigorosa e enxuta, Gabriel Garcia Márquez com a "Memória das minhas putas tristes", acaba por reafirmar-se (uma vez mais!) ao mundo da literatura hispânica, como um dos seus expoentes máximos. A não perder.
Depois, deixe aqui o seu comentário alternativo!
JP

1 comentario

VG -

Antes de mais nada, não posso deixar de dar os Parabéns ao Zé Peixe, por este espaço. Prometo dar uma espreitadela de quando em vez e comentar aquilo que eu considerar pertinente. É o que vou fazer em relação ao último livro do Garcia Márquez. Um livro de "puta madre". Um livro que eu devorei numa tarde. Um livro que me agarrou desde o primeiro instante.
E não fosse Garcia Márquez um jornalista. Um daqueles jornalistas a sério. Ou seja, um daqueles que já não abundam em grande número.
Foi neste espaço que fiquei informado do lançamento do livro, por isso queria deixar apenas estas linhas de agradecimento.
E tu Zé como estás? Não há quem te ponha os olhos em cima! Presumo que estejas bem.
Um forte abraço.