Blogia
Prosa Alternativa Contra a Globalização

Era da Comunicação Global

O jornalista norte americano DAN GILLMORé sem dúvida um dos pensadores mais notáveis sobre as questões que se levantam em torno dos novos meios de comunicação modernos, nomeadamente a Internet e os Blogs. Na sua obra "NÓS, OS MEDIA" (Editorial Presença- 2005), o autor analisa com profundidade todas as possibilidades da chamada Era da Comunicação Global.
Segundo GILLMOR, "actualmente, os grandes Media como jornais, canais televisivos, rádio, geralmente propriedade de monopólios, começam a ver os seus poderes ameaçados devido às consequências da crescente facilidade com que se acede à Internet e às ferramentas que esta disponibiliza a custos reduzidos".
Este jornalista americano afirma que "a nova revolução tecnológica permite que os utilizadores passem a ser eles próprios produtores de notícias e outros conteúdos, dando origem a uma espécie de jornalismo cívico.
Concorda com a opinião de DAN GILLMOR?
Acha que existe mesmo jornalismo cívico?
Escreva o que lhe vai no corpo, no espírito e na alma sobre esta matéria tão actual.
JP

1 comentario

Anónimo -

Na Faculdade, foi-me ensinado esse conceito de Jornalismo Cívico. Em vez de nos pedirem que tentássemos executá-lo numa pequena cidade do centro do país, não! Foi-nos pedido apenas um projecto de implementação dessa importante forma de exercer jornalismo. As comunidades estão dispostas a colaborar com os jornalistas nesse exercício social e até mesmo cultural. Porém, a imprensa local, agarrada a outros interesses, nomeadamente políticos e económicos,limitam-nos o verdadeiro exercício dessa acção. Mas cabe a esta nova geração de jornalistas mudar esse cenário. E não é dificil, basta querer!

Anónimo