Blogia

Prosa Alternativa Contra a Globalização

Quando Manipulam as Palavras.

Investigador no Centre National de la Recherche Scientifique (Laboratório de Sociologia da Cultura, em Strasburgo) e Professor na Universidade de Paris I Sorbonne, PHILIPPE BRETON, tem uma editada na Editorial Caminho, cujo título é bastante sugestivo: «A Palavra Manipulada». Segundo este autor,«(...) As manipulações da palavra são hoje correntes nas sociedades modernas. A democracia parece estar ameaçada pela proliferação das técnicas que podem levar-nos, sem que nós tenhamos consciência disto, a adoptar determinado comportamento ou determinada opinião».
Mas este pensador francófono vai mais longe no seu raciocínio, avançando com numerosos exemplos tirados dos domínios da política, da publicidade, da psicoterapia e da comunicação, no fundo, as diversas técnicas que acabam por saturar todo o nosso meio. BRETON não se limita a pôr a nu as técnicas de manipulação, que ele distingue das técnicas de argumentação. Este pensador também nos propõe uma análise das fraquesas das sociedades modernas e abre algumas pistas que possam reanimar a palavra como utensílio vivo da Democracia.
«(...) A nossa sociedade descobre mais um pouco, a cada dia que passa, que não é possível fazer tudo - criticar em regimes políticos amaldiçoados os métodos manipulatórios e propagandísticos do vizinho mas aplicá-los em sua própria casa, no universo do consumo, da saúde e da vida pública. Há muitas pessoas, já sensíveis à manipulação, que não se dispõem a deixá-la expandir-se desenfreadamente deixando campo livre - para falar destes - aos adeptos da extrema direita e a negociantes sem escrúpulos. A nossa sociedade tem de proteger-se a si própria e tem de proteger os seus membros mais frágeis no aspecto das influências.
Talvez seja tempo de se reflectir sobre as condições da expansão de uma verdadeira liberdade de palavra para que melhor se realize a Democracia». p.216
E o você que acabou por dar uma espreitadela em "Jornalismo Alternativo", o que acha da manipulação das palavras? Deixe o seu comentário.

Imprensa - A Grande Prostituta do Mundo

Nos finais do seculo IXX, KARL KRAUS, foi um dos pensadores que mais atacou o poder da Imprensa e dos Jornalistas. Ele que também era jornalista. Segundo este autor austríaco, os Media mais não são do que a dimensão mais promíscua e perversa da nossa sociedade. Um século depois, se KRAUS fosse vivo, certamente que ainda seria mais arrasador em relação aos Media e aos Jornalistas. Havendo algusn deles, que até já vestem a pele de verdadeiros Comissários Políticos. Uma vergonha!
Se tivesse tido oportunidade de conhecer o espantoso desenvolvimento dos meios técnicos ao serviço da sociedade de informação, que afinal de contas tão perspicazmente previu, KRAUS não diria só que a imprensa se tornou a "Grande Prostituta de Viena", mas antes afirmaria que ela conseguiu impôr-se, através dos novos Media, a "Maior Prostituta do Mundo".
KARL KRAUS é um autor interessante para se descobrir. Um autor também ele alternativo. Um homem satírico, sem medo e corajoso.
E você o que acha dos Jornalistas e dos Media?

Olá Mundo Globalizado e Cruel

A nossa inquietação em criar um Blog foi a pensar no Mundo Tirano onde vivemos. Um Mundo onde o Homem comunica cada vez menos entre si. Um Mundo muitas vezes cruel, onde os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Um Mundo minado por informações falsas. Um Mundo recheado de propaganda ao serviço dos países mais ricos. Um Mundo, que assiste impávido e sereno à forte concentração dos Media em pequenos grupos poderosos que se impõem contra todos os princípios democráticos.
Foi exactamente para dizer basta que nós avançamos com este espaço. Um espaço que se pretende aberto a todas as colaborações. Um espaço onde a liberdade de expressão e o direito à indignação se façam sentir. Um espaço democrático e de cidadania.
Ou seja, gostávamos que este espaço, a partir de agora, funcione como uma janela aberta para o Mundo melhor e mais justo. Um Mundo mais livre e onde o Homem possa viver em Paz e Alegria. Um Mundo onde a Informação respeite os direitos fundamentais da pessoa humana. Um Mundo onde seja permitido sonhar. Por tal como dia o poeta: "Quando o Homem sonha, o Mundo pula e avança". Um Mundo Globalizado que aguarda a tua participação.
Queremos dar destaque ao "Jornalismo Alternativo". A autores alternativos. A homens e mulheres alternativos. A poesia alternativa. A política alternativa. A democracia alternativa.
Mas estamos conscientes que actualmente, temos que saber comunicar num Mundo cada vez mais globalizado e controlado pelo poder económico e político. Mas esta preocupação não pode deixar indiferente o Homem do século XXI. Todos juntos, vamos ter que construir nos próximos tempos um Mundo Alternativo. mas também é possível pensar num Jornalismo Alternativo. Conto convosco para isso.
José Peixe

Contra a Globalização do Mundo.

Eis o Curriculum sintéctico de um dos maiores pensadores da comunicação do século XX: IGNACIO RAMONET. Este autor também nos fala de um "nuevoperiodismo". Só que existem muitos comunicadores que apelidam RAMONET como um dos "gurus" contra a Globalização. Mas a verdade é que podemos aproveitar as ideias de RAMONET e reflectirmos sobre um Quinto Poder que está a marcar a nossa sociedade. Avance com alguns comentários sobre o autor da "Tirania da Comunicação", editado pela Campo das Letras que garante a edição do "Le Monde Diplomatique" em língua portuguesa. Uma Editora Alternativa que tem algumas obras pura e simplesmente fantásticas.

Qual deve ser o papel dos Media?

O Professor NOAM CHOMSKY (EUA), na sua obra "A Manipulação dos Media - Os efeitos extraordinários da Propaganda", Editorial Inquérito, reflecte sobre o papel dos Media na política contemporânea: «O papel dos Media na política contemporânea obriga-nos a perguntar em que espécie de Mundo e em que espécie de sociedade queremos viver e, em particular, que sentido queremos dar à Democracia para que a nossa sociedade seja realmente uma sociedade democrática? (...) Uma concepção alternativa de Democracia afirma que as pessoas devem ser impedidas de conduzir os seus próprios assuntos e que os meios de informação devem ser estreita e rigidamente controlados. Isto deve parecer uma estranha concepção de Democracia, mas é importante compreender que é esta a concepção dominante. Na realidade, não só é uma concepção corrente como tem mesmo as suas bases teóricas».
No fundo, o que CHOMSKY faz é uma reflexão profunda sobre a sociedade e o Mundo onde queremos viver. Afinal é esta a Democracia que pretendemos? Afinal qual deve ser o papel dos Media na sociedade contemporânea?
Era bom poder contar com a vossa reflexão também.
José Peixe